quinta-feira, maio 26

Madonna vs Lady Gaga

Lady Gaga é febre. Toda nova música que ela lança vemos uma legião de 'Gagalovers', 'Gagafans' ou 'Little Monsters' explodindo de felicidade.
Eu acho completamente natural de qualquer pessoa ter um ídolo, mas tem horas que isso passa do limite. Tenho um conhecido que é fã de Lady Gaga à potência mais alta que você pode imaginar na sua cabeça. Ele jura que não é gay, mas tente ofender a 'diva' na frente dele, ah há!

Eu particularmente sou fã das duas, sem me exaltar para nenhum lado. Tem músicas de ambas que prefiro quando são executadas por outros intérpretes, mas as músicas que não saem da cabeça das duas são as mais polêmicas.

Born This Way - Nova música da 'MotherMonster' em exaltação à uma parcela excluída da sociedade: o grupo LGBT (ou ainda GLBTT).

Express Yourself - Antiga música de 'Diva Pop' em exaltação à uma parcela excluida (daquela época) da sociedade: as mulheres.

Bom, discutindo com meu 'amigo' a ligação dessas músicas eu cheguei na seguinte frase vinda dele: "Lady Gaga pode ter pego uma música ou um ritmo da Madonna sim. Mas ela pegou uma música que era acabada dos anos 80 e levantou!"

Born This Way:

Express Yourself:

A semelhança é inegável. Reparem no refrão e fechem os olhos. Nem precisa se esforçar muito.
O problema não é se ouve cópia ou não, mas a força com que os 'Gagamaníacos' expressam-se conta. Come se o pescoço deles estivesse em risco contra copyrights. Mas os 'Madonnaloucos' não estão por menos, adoram provocar dizendo que Lady Gaga precisa se apoiar em outra diva.
Ambas as duas são EXCELENTES artistas e performistas. Cada uma teve seu tempo.

Na minha opinião: Gaga caiu no comum assim como Madonna. São farinha do mesmo saco.

Arrivederci! ~

4 comentários:

  1. O que os fãs não entendem é que hoje em dia tudo se copia... não há nada 100% ORIGINAL.
    Eu acho que Born this way é muito boa, e apesar da semelhança com a música da Madonna, ela tem a SUA própria marca, tanto que dá pra escolher a mais legal entre as duas.
    E concordo com você gui, não só elas, mas todas as divas de hoje são farinha do mesmo saco.

    ResponderExcluir
  2. cada uma canta sobre um assunto polemico da época, que precisa(ou precisava) de atenção. Na época da Madonna, mulheres nao tinham tanta voz, hoje são os gays que não tem (e não que tivessem naquela época, mas vamos indo um passo de cada vez). talvez Gaga seja uma continução, uma digievolução da Madonna, não uma cópia.

    ResponderExcluir
  3. Eu tava conversando exatamente sobre isso com o Rodrigo um dia desses... Não sou super fã da Madonna e nem da Lady Gaga, mas admiro muuuito as duas. Eu tava falando pra ele que hj em dia a gente vê poucos artistas tentando mudar o mundo com a própria arte, que é o melhor jeito de conseguir chamar atenção das pessoas de todas as classes sociais, todas as raças e etc... Antigamente isso era muito feito com o Rock 'n Roll, que era desabafar sobre as merdas que tem nesse mundo... E hj em dia, se for pra rotular desse jeito, a maior roqueira da atualidade é a Lady Gaga. Não pelo rítmo da música, e sim por estar super visível que tanta gente tem que parar de ser cabeça fechada e aceitar o homossexualismo, bissexualismo, WHATEVER. Espero que daqui a uns 10 anos a gente olhe pra trás e fale "Nossa, a gente tinha que lutar contra isso.. parece até ridículo"

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de Madonna de um jeito absurdo, e lamento que ela esteja afastada da mídia. Todas as minhas atenções, ultimamente, estão voltadas pra Gaga, e eu acho que ela carrega uma energia tão crua - apesar de tanta superprodução - e traz de volta um peso, uma grandiosidade que parecia perdida pra música pop. Ela tá começando, praticamente, mas faz exatamente o que quer, arrisca mais do que várias de sua categoria, tem talento de verdade - canta, compõe e arranja - e propaga mensagens que, mesmo não sendo as mais originais, são proveitosas, se destacam e ainda são provocativas. Adoro o caos que ela põe na cabeça das pessoas, como o fato dela mostrar claramente o que a influência incomoda. O povo critica, fala mal, mas não sabe exatamente o que fazer. haha. Adoro Gaga.

    ResponderExcluir